Um ano depois da entrada em vigor da chamada lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), 43 empresas já foram multadas pela Fundação Procon de São Paulo por descumprir a regulamentação. O valor das multas soma R$ 35 milhões.
Desde julho, quando o Procon divulgara o último balanço, outras 28 multas foram aplicadas, contra 23 empresas.
As maiores sanções nesses 12 meses de vigência da nova lei foram aplicadas contra empresas de telefonia (Telefônica, Claro, TIM e Vivo) e uma distribuidora de energia elétrica (AES Eletropaulo), que foram condenadas a pagar R$ 3,192 milhões cada uma. Reincidentes, Telefônica e Claro receberam duas multas no mesmo valor. As menores multas aplicadas foram de R$ 212,82.
A multa contra a Vivo e uma das multas contra a Claro foram aplicadas até julho e já haviam sido divulgadas pelo Procon.
O G1 está entrando em contato com as empresas e aguarda retorno.
Reclamações
Segundo o Procon, desde a implantação da lei até 30 de novembro, foram recebidas 7.335 denúncias de consumidores. Os setores mais reclamados foram os de telefonia (4.705), cartões (622) e TV por assinatura (588).
Já os maiores motivos de reclamação foram: contato com atendente demorou dois minutos (4849); consumidor teve que relatar o problemas mais de uma vez (3828); e ligação interrompida (3313).