04/12/2009 - Banco Central e SDE defendem descontos para pagamento em dinheiro.

 

Banco Central e SDE defendem descontos para pagamento em dinheiro.
SÃO PAULO - O desconto para pagamentos à vista em dinheiro voltou a ser defendido por técnicos do Banco Central e da SDE (Secretaria de Defesa Econômica) nesta quinta-feira (3).

Atualmente, os lojistas repassam a todos os clientes os custos que têm com as transações com cartões de crédito e débito, afirma o chefe do Departamento de Operações Bancárias e do Sistema de Pagamentos do BC, José Antônio Marciano. Para ele, se a diferenciação do preço não fosse proibida, haveria um incentivo para que os credenciadores oferecessem condições melhores aos lojistas. As condições melhores iriam refletir nos preços do balcão, informou a Agência Brasil.

Novas regras
Já o economista chefe da SDE, Paulo Britto, afirmou que existe no governo a intenção de reabrir a discussão sobre os descontos de acordo com a forma de pagamento, mas ainda não há decisão tomada a esse respeito.

Britto disse que o relatório técnico final sobre o mercado de cartões de crédito no País será divulgado em poucos dias. O documento deve ajudar o governo a criar novas regras para o setor. Entre elas, estaria a adoção de máquina única para a transação com diferentes bandeiras.

Além disso, a nova legislação pode desobrigar os lojistas de fazer contratos de exclusividade com a Cielo (antiga Visanet) e Mastercard para processar as transações.
 
Fonte: Infomoney, 3 de dezembro de 2009. Na base de dados do site www.endividado.com.br.

Fonte: Infomoney
Av. Presidente Vargas 633 Sala 1.118 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - [21] 3185-4487 / 7869-6426