23/11/2009 - A partir de janeiro, peticionamento eletrônico será obrigatório na JF. Cadastre-se




Da redação da Tribuna do Advogado

A partir de 7 de janeiro de 2010, o peticionamento eletrônico será obrigatório em qualquer ação - física ou eletrônica - ajuizada na Justiça Federal. A medida vale inclusive para a petição inicial.

Para os processos que já tramitam em papel, serão mantidas duas opções: os advogados poderão peticionar por meio eletrônico e físico. Já para os processos que estão tramitando por meio de autos eletrônicos, só será permitido o peticionamento eletrônico. A medida está de acordo com a Portaria nº RJ-PGD-2009/00063.

Para que essa determinação seja cumprida sem nenhum contratempo, a OAB/RJ recomenda que seus inscritos efetuem, o quanto antes, seu cadastro junto à instância federal, realizado pela internet e completado pessoalmente na sede do órgão, no Centro do Rio.

"A Ordem já está viabilizando maneiras de auxiliar os advogados nesse processo de adoção do peticionamento eletrônico mas, para isso, é importantíssimo que todos se cadastrem", explicou o conselheiro da OAB Marcello Oliveira.

 

Clique aqui para efetuar o cadastro.

Clique
aqui para saber quais programas são necessários para o peticionamento eletrônico.

Vale lembrar que, após concluir o cadastro, os profissionais devem imprimir duas vias do termo de credenciamento emitido pelo sistema. Esse termo é uma espécie de recibo do cadastro realizado e servirá para validá-lo junto à Justiça.

Com o documento em mãos, mais original e cópia da carteira da Ordem, os advogados devem comparecer à Distribuição da SJRJ para identificação e validação do cadastro. Na capital, o endereço é Av. Venezuela, 134 - Bloco A - 8º andar - Saúde. A lista de atendimento para advogados das subseções está disponível site da Justiça Federal.

Fonte: JFRJ
Av. Presidente Vargas 633 Sala 1.118 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - [21] 3185-4487 / 7869-6426