09/12/2009 - Londrina: dívida de R$ 0,01 quase deixa cliente no escuro.

 

Londrina: dívida de R$ 0,01 quase deixa cliente no escuro.
Valor cobrado pela Copel correspondia à diferença de uma conta que foi paga duas vezes
O manobrista Anselmo Antonio Loretto Ribeiro passou por um fato, no mínimo, inusitado. Além de receber uma fatura de energia elétrica emitida pela Copel no valor de R$ 0,01, ele quase ficou no escuro por causa dessa cobrança. A ``confusão`` ocorreu porque o consumidor por engano pagou a mesma conta duas vezes, depois de atrasar o pagamento e receber um reaviso. Considerando o preço do litro de álcool (o combustível mais barato em Londrina, cerca de R$ 1,70), o valor da entrega sequer justificaria o custo da fatura.

Ribeiro afirma que sempre paga a conta de energia elétrica no mês do vencimento, porém nem sempre no dia previsto. Em novembro, o consumidor recebeu o boleto de R$ 0,01, com vencimento previsto para o dia 10. Indignado, ligou para a Copel e, segundo ele, o próprio atendente da companhia teria sugerido que o consumidor ignorasse o assunto. Assim, ele rasgou a fatura e descartou o papel.

Mas ontem de manhã uma equipe da Copel compareceu à casa de Ribeiro, localizada na Zona Leste, com um aviso de corte. A esposa do consumidor quis saber o que estava acontecendo e, então, os funcionários decidiram não efetuar o corte, concedendo prazo até hoje para que o pagamento fosse efetuado.

Ao saber da possibilidade de ficar sem energia elétrica, mesmo tendo todas as faturas pagas, Ribeiro foi pessoalmente a um escritório da Copel para solicitar a segunda via da conta. De posse do documento, dirigiu-se até uma farmácia conveniada para efetuar o pagamento e, diante do valor irrisório, o caixa fez questão de não receber o valor, apenas emitindo o comprovante de pagamento.

Inconformado com toda esta situação, o consumidor procurou à FOLHA para relatar sua história. E não escondia a supresa não só com o fato de a Copel emitir uma fatura de R$ 0,01, mas mais ainda por mobilizar uma equipe para fazer o corte de energia por tão pouco. ``Isso é um descaso com o dinheiro público``, afirmou.

A assessoria de comunicação da Copel confirmou que o consumidor realmente pagou duas vezes a mesma conta e que houve a emissão da fatura de R$ 0,01 por uma diferença verificada no período. A empresa informou que nenhum funcionário estava autorizado a sugerir que o usuário ignorasse a fatura, apesar do valor insignificante. Ainda de acordo com a assessoria, o sistema de computação gera as faturas automaticamente, independentemente do valor. O mesmo ocorre com os avisos de corte quando o pagamento não é efetuado.
 
Fonte: Folha de Londrina, 8 de dezembro de 2009. Na base de dados do site www.endividado.com.br.

Fonte: Folha Londrina
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